Rastreabilidade de Produtos
Rastreabilidade de Produtos
A rastreabilidade é uma característica fundamental, que distingue um WMS (Warehouse management system) de um ERP ou de um controle de estoques contábil/gerencial. Uma grande parte dos sistemas faz somente controle gerencial de estoques, somente pela entrada e saída dos produtos e mantém um saldo teórico de cada item. Essa estratégia simplifica bastante o controle e tem sua utilidade para pequenas quantidades armazenadas e com poucos itens. Apesar de ser uma forma que talvez auxilie a gestão macro da operação é uma forma de controle com muitas limitações e para volumes maiores e grandes quantidades de itens essa estratégia pode gerar muitos problemas. Diversas situações podem acontecer no estoque físico e não refletir na quantidade teórica, como perda por scrap, desvio, recebimento de quantidade incorretas, envio de quantidade errada para clientes, perda de produto durante o processo, e muitos outros. Neste sentido, a rastreabilidade é fundamental para a acuracidade dos saldos em estoques.
Um WMS trabalha de forma ativa no chão de fábrica para rastrear tudo que acontece com os estoques registrando todas as movimentações (quem fez, quando, local de origem para qual destino, qual processo, etc.). Isso desenvolve uma cultura de zelo pelo valor que os estoques (materiais produtivos, não produtivos e de consumo) possuem, e esse log das operações é exatamente a rastreabilidade proporcionada pela solução.
Além destes aspectos da obtenção de dados baseados no monitoramento físico, a rastreabilidade também funciona como uma excelente ferramenta de apoio para a eficiência dos processos, pois todo o estoque estará endereçado e sempre que algum processo precisar de um produto o sistema será capaz de indicar exatamente onde ele está. Essa característica permite elevar os processos para um nível de excelência, pois a operação pode ser totalmente conduzida pelo sistema e não depender do conhecimento individual de cada operador. Naturalmente ocorrerá a padronização das ações, o que torna a gestão capaz de medir os tempos, e a adequação da quantidade dos demais recursos envolvidos em cada operação.
Os benefícios da rastreabilidade de estoque são muitos, além dos explorados aqui. Imaginem que um determinado produto montado contou com um componente em que constatou-se um problema de qualidade e que possivelmente todos outros produtos com a mesma leva deste componente podem estar comprometidos. Para o bem da Empresa será necessário um recall, ou alertar os clientes do risco de um possível acidente relacionado a esse produto. Um controle de estoques gerencial ou que vise essencialmente o quantitativo para uma visão contábil, não será capaz de ajudar na solução dessa situação hipotética, com a identificação de todos produtos ou os componentes ainda armazenados. A rastreabilidade é a solução para esses casos.
Veja mais sobre os benefícios do WMS nos artigos do nosso blog e entre em contato para que possamos tirar suas dúvidas, e ajudá-los nessa jornada rumo ao controle de estoques.